terça-feira, 8 de outubro de 2013

Geografia e Relevo da China

Boooooooom Diiiiia Hoje iremos falar da Geografia e Relevo da China....


A topografia chinesa caracteriza-se pela imponência de suas cadeias montanhosas,pela altitude que aumenta em direção a oeste pela extensão, pois as montanhas ocupam um terço do total do território. Em função do clima, a China divide-se em quatro regiões distintas: a oriental, a sul-ocidental, a norte-ocidental e a litorânea.


Vamos falar um pouco sobre cada região :

Região Oriental:  No leste do país predominam planícies com altitude inferior a 200m. A região, banhada por rios abundantes e caudalosos, é a que oferece melhores condições de vida na China, pois os solos férteis e o clima úmido favorecem a agricultura e permitem altos índices de concentração populacional. A planície do nordeste estende-se pela região histórica da Manchúria. É uma área muito fértil, composta por montanhas antigas: o grande Khingan no oeste, o pequeno Khingan no norte e os maciços de Changbai no sudeste.

Região Sul: encontra-se a grande planície, larga faixa de terra que se prolonga de Pequim a Xangai. Essa fértil planície aluvial, onde horizontalidade dificulta o escoamento dos rios, é interrompida por alguns acidentes como o maciço de Shandong (Shantung), que alcança altitude máxima no Tai Shan (1.532m). A oeste dessa vasta planície estendem-se regiões acidentadas, entre as quais se destacam os planaltos de Shanxi (Shansi) e Shaanxi (Shensi), de 1.200 a 1.600m, situados nos dois lados do rio Huanghe (Huang Ho ou Amarelo). Essa zona, modelada pela erosão fluvial, acha-se coberta por loess, os solos mais férteis da China.

Região Sudeste: o relevo apresenta-se também bastante irregular. É uma região de elevações de altitude inferior a dois mil metros, onde  transforma em obstáculo difícil de transpor. A altitude máxima ocorre nos montes de Nanling (1.922m). A oeste de Nanling abre-se uma faixa mais elevada, composta de materiais calcários. Trata-se dos planaltos de Yunnan e Guizhou (Kweichow), onde abundam os fenômenos cársticos.Em média, a altitude seja inferior a dois mil metros, os montes Dieqiang (Tiechiang), no oeste, ultrapassam 3.680m.

Região NoroesteOs planaltos predominam no relevo do noroeste. O planalto de Xinjiang (Sinkiang) divide-se em dois grandes conjuntos por uma cordilheira no sentido leste-oeste: os Tianshan ou montes Celestes, onde a altitude máxima ocorre no pico Pobedy (7.439m).

 Regiao Norte: do planalto é formada pela depressão de Dzungária, com altitude inferior a 500m. A parte sul de Xinjiang é uma grande bacia com altitudes que oscilam entre 700 e 1.400m e cujo setor central é constituído pelo deserto de Taklimaken. Rodeiam essa bacia altas montanhas: os montes Kunlun no sudoeste, os Tianshan no norte e no leste os montes Altun.

Região Sudoeste: Os planaltos tibetanos do sudoeste tem um relevo complexo e muito acidentado. O planalto ocidental alcança uma altitude superior a quatro mil metros, cercado de altíssimas montanhas: ao norte os montes Kunlun, onde se destaca o pico Muztag (7.723m), e ao sul o Transimalaia (ou Trans-Himalaia), com o monte Gula (7.553m) e o Everest, ponto culminante do planeta (8.848m), que faz fronteira com o Nepal. No extremo oeste dos Kunlun estende-se a bacia de Qaidam vasta região semidesértica com altitude média de cerca de 2.700m.


                                                                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário